A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS

O processo de doação é divido em etapas: CADASTRO , TRIAGEM , COLETA, VOTO DE AUTO EXCLUSÃO E LANCHE

Cadastro:

A atendente solicitará ao candidato a doação alguns dados pessoais. É indispensável a apresentação de um documento oficial com foto (RG, Carteiria de Motorista, Carteira Profissional, Passaporte etc.).

Triagem

Nesta etapa, são realizados procedimentos de aferição dos sinais vitais (Pressão Arterial,Pulso, Temperatura, Peso e Altura) , além da mensuração da quantidade mínima de hemoglobina necessária para efetuar a doação de sangue. Abrange também a entrevista confidencial que tem como objetivo a segurança do doador e do receptor. É de extrema importância que o doador seja sincero em suas respostas.

È através desta entrevista que será possível avaliar se há risco em realizar a coleta , tanto para o doador quanto para o receptor.

Voto de auto-exclusão:

É a oportunidade final para o doador avaliar se realmente seu sangue pode ser utilizado.. Esta informação, somente será vinculada a doação após a realização da coleta, evitando assim, qualquer exposição do doador.

Coleta de Sangue:

O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue além de um volume aproximado de 30 ml que serão utilizadas para realização de exames laboratoriais obrigatórios.

Lanche:

Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado. Deve permanecer no banco de sangue por aproximadamente 15 minutos após a doação e deixar o banco de sangue somente se estiver se sentindo bem.

Home Voltar